sexta-feira, 30 de novembro de 2007

ALINGUAGEM DO MSN

A LINGUAGEM DO MSN
Por: Roberta Patrícia Rodrigues

Imaginemos escrevendo uma correspondência a uma amiga do interior da Bahia, que não conhece as novas tecnologias e muito menos sabe o que é msn e o orkut da seguinte forma: Miguxa Camila, qto tempo naum nus vmos hen! Estou com mtas saudades de vc, quando é q vc aparecerá em minha kasa para passarmos o fds juntas, irmos ao novo xops e me contar as 9dades? Bjss. O que será que ela imaginaria?
A Língua Portuguesa é muito rica e culta em sua estrutura gramatical, considerada um idioma neolatino, ou seja, derivada do latim. O idioma português é falado por cerca de 200 milhões de pessoas no mundo, em oito países: Brasil, Portugal, Angola, Guiné-Bissau, Moçambique, São Tomé e Príncipe, Cabo Verde e Timor Leste. A língua portuguesa vem passando por uma revolucionária mudança facilmente notada nos últimos anos. Com os avanços das novas tecnologias, surgiu o MSN - Messenger, o Orkut que são canais da Internet, de relacionamento pessoal.
As pessoas estão cada vez mais utilizando o internetês, linguagem usada na Internet para abreviar as palavras, usando gírias, tornando limitado os vocabulários dos indivíduos. Antigamente, Os jovens adolescentes passavam boa parte do tempo livre conversando com amigos. Ficavam por horas ao telefone. Agora, dão preferência à troca de mensagens pela Internet, por vários motivos: é mais barato, é discreto e é rápido. Quer dizer, rápido para quem domina a linguagem do MSN e dos demais serviços de conversa on-line, ou seja, praticamente todo. A minimização lingüística é uma prática comum, escrevem ao invés de você “vc”, fim de semana “fds”, nada “nd” e mais. Acentos são raríssimos, somente utilizados quando absolutamente necessários, utilizando uma letra como sinal como: já “jah”, então “entaum”. A linguagem é feita para quem acessa a internet, tornando a escrita mais rápida, fácil e menos cansativa de escrever.
A Língua Portuguesa é considerada por muitos, bastante complexa em seu processo de entendimento por conter uma infinidade de regras a serem seguidas.Ao primeiro contato com as palavras, as crianças em idade escolar já se deparam com a complexidade de saber falar o que escrevem e de escrever o que falam e nesse processo o papel do professor é fundamental para que seus alunos aprendam a falar e escrever corretamente. È crescente o número de crianças que têm acesso a essa tecnologia, que por meio da Internet e dos comunicadores instantâneos, oferecem uma comunicação em tempo real entre os usuários, pode-se dizer que a influência da linguagem do “MSN” na escrita padrão de alunos alfabetizados passa a existir a partir do momento em que essa linguagem deixa o ambiente virtual e passa a fazer parte do cotidiano destas crianças, ou seja, quando essa linguagem se sobressai á língua escrita padrão. Será que os erros da escrita são decorrentes da linguagem escrita com o uso do computador?

DICIONÁRIO DO INTERNETÊS

aham = sim blz = beleza colokndo = colocando ctza = certeza dpnd = depende fds = fim de semana fmz = firmeza gnt = gente miguxa, milga = amiga msm = mesmo naum = nã ond = nada 9dades = novidade ssds = só Deus sab et+ = até mais vlw = valeu xops = shopping
kd=cadê










quarta-feira, 28 de novembro de 2007

"Os futuros jornalistas formados pela FIB lançarão no próximo dia 28 de novembro, às 19 horas, a exposição de fotojornalismo “Paixão e arte nos palcos das ruas”, que reúne 30 flagrantes da arte de personagens das ruas de Salvador. Com curadoria e coordenação geral do professor mestre Paulo Munhoz e produção dos alunos do 4° semestre noturno, a mostra será montada no andar térreo da FIB, onde permanecerá até o dia 15 de dezembro. O acesso do público é gratuito.
De centenas de fotografias feitas por estudantes da disciplina Fotografia Jornalística I, foram selecionadas 30 imagens (em 30x45) impressas em preto & branco ou coloridas que retratam os contrastes e a diversidade cultural da terceira maior capital do país. Músicos, poetas, palhaços e repentistas, artistas anônimos como alvo das sensíveis lentes destes jovens fotógrafos durante os ensaios promovidos nas ruas do Centro e da periferia da cidade.
A mostra conta com apoio da Coordenação do Curso de CS/Jornalismo, da Faculdade de Comunicação e Marketing, patrocínio da Objetiva Fotografia Digital, da FIB – Centro Universitário da Bahia, Arroz Doce Cerimonial, Varjão e Associados Comunicação e Shopping Brindes. Mais informações pelo telefone 71 2107-8236 ou e-mail
jornalismo@fib.br .”