quinta-feira, 3 de maio de 2007

Logotipo de Bárbara Paula


Construir a logomarca do Projeto “Salvador na Sola do Pé”, depois de tê-lo vivenciado, começa com uma busca por elementos que possam traduzir o seu objetivo. Logo, é inevitável pensar nas caminhadas que fizemos na tentativa de conhecer a cidade. A imagem do pé / pegada é o primeiro e o mais representativo exemplo pensado. Assim foram utilizadas as pegadas para a construção de um caminho, remetendo ao caminho percorrido na prática do projeto.
As pegadas foram feitas com a ferramenta mão livre e o ajuste com a ferramenta forma. Os dedos são elipses. Para associar as pegadas à cidade do Salvador, era necessária uma imagem que a expressasse. Com a foto aérea do Farol da Barra retirada da internet, de um dos cartões de visita mais admirados, foi feito o tratamento, através de edição, para colocá-la sem a sua cor de origem. Já que o jornal para qual a marca está sendo produzida é em preto e branco.
Após sugestão de nossa orientadora Marilei Fiorelli, e uma pequena pesquisa de opinião entre colegas de sala, verifica-se que uma pegada somente tinha um maior impacto sobre o público, do que várias delas dando a idéia de caminho percorrido.
Com a imagem finalizada, aplicando o efeito PowerClip – colocar em recipiente, a pegada ganhou uma maior representação do título ao qual se refere. A letra escolhida é a Stencil, por dar um aspecto de força, associando-se à idéia de solidez e firmeza dos passos dados durante a caminhada feita, para que se tenha efetivamente “Salvador na Sola do Pé”. Essa idéia é reforçada com o texto sendo ajustado ao caminho disposto na forma dos contornos laterais do pé. A finalização é dada com a retirada do contorno da pegada, dando uma maior vivacidade a imagem.
As pegadas iniciais em forma de caminho foram utilizadas como uma borda que separa a logomarca e o memorial, sem nenhuma pretensão de compor ou ser parte da marca criada.

Nenhum comentário: