segunda-feira, 18 de junho de 2007

Comunidades Sobre Homossexualidade no Google

Por Everaldo Santos Silva Jr. e Thaillane Cruz
Falar de homossexualidade ainda é um tema muito polêmico, seja nos jornais e revistas, especializadas ou não, seja na TV ou nos grandes fóruns de discussão na internet e nos meios acadêmicos.
Minhas expectativas apontavam para um ponto positivo em favor da causa gay, quando se tratasse de buscar comunidades a respeito do assunto (ou dos assuntos visto a infinidade de sub-assuntos que pode-se encontrar) nas comunidades livres virtuais, especificamente do Google, tão difundido e universalizado na web.
Infelizmente houveram muitas decepções. Encontra-se nas comunidades virtuais do Google, muitos grupos que defedem a despreconceitualização da homossexualidade em vários aspectos mas com limitações. É o que ocorre com a comunidade Sobre Homossexualidade, que aborda o assunto de forma completamente anti-quada, ao encaixar o homossexual na sociedade como mais um ser tributável como todos os heterossexuais, e excluí-los da união civil, desejo tão almejado pela comunidade gay, e também classificar-nos de influenciáveis quanto à adoção civil. Esta última só corrobora a burrice do líder da comunidade que ignora os estudos científicos-psicológicos que dizem que nenhum homossexual sofreu influência de outrem.
Houve ainda uma comunidade que indiretamente se propôs a abordar o assunto com muito menos escrúpulos que a anterior. Homossexualidade e Nazismo tentou de forma indireta levar os seus participantes a indagarem quanto a justificativa dos atos dos nazistas via conduta homossexual, tudo isso baseado na teoria da suposta homossexualidade de Hitler. Não sabe-se ao certo se o ditador alemão era ou não homossexual, isso não importa na verdade, importa que a finalidade da comunidade estava implícita ao alegar que as atrocidades cometidas na Alemanha de décadas atrás eram condutas de homossexuais.
Outras aberrações virtuais atendem pelos nomes de Gays podem abandonar a homossexualidade e também Cura da Homossexualidade . A comunidade tem por objetivo mostrar ao internauta, através de estudos realizados nos Estados Unidos (diga-se de passagem, repudiados pela comunidade psiquiatrica mundial) que a homossexualidade é uma situação da sexualidade humana reversível através de tratamentos. Assim como nossos inimigos bobocas da comunidade acima, eles ignoram o fato de que o indíviduo durante o seu estágio de formação da sexualidade pode adentrar pelas mais diversas formas de sexualidade humanas sem de fato experimentar uma delas. E também ignoram os fatores psicologicos, sociais e familiares em que os 75% dos homossexuais estavam ao alegar que mudariam, se possível fosse, sua conduta sexual. Na verdade isso representa uma parcela da comunidade gay que, por não encontrar aceitação social, gostariam de ser heteros.
Por outro lado, existem comunidades que buscam fundamentos científicos e neutros para a conduta do indivíduo se direcionar para homossexualidade. É o caso de Homossexualidade e o Complexo Anal que busca através da explanação de trabalhos de Freud e outros pesquisadores da conduta gay classificar a homossexualidade como sendo direcionada por fatores psicológicos da formação do indivíduo, sem situá-la como uma doença ou produto final de um fator externo qualquer. Outro que tem uma abordagem científica é o Gene da Homossexualidade, esta comunidade faz uma abordagem baseada nos conceitos de conduta do indíviduo por via gênica e não por conta de fatores como influência ou "opção" sexual. Já o grupo especializado em sexologia Homossexualidade - Considerações trata do assunto de maneira neutra e interessante. Eles tiram dúvidas dos internautas e ainda citam fontes interessantes de leitura para aqueles que gostariam de ter um conhecimento mais bem fundamentado, uma ótima fonte de pesquisa.
Como resultado final desta pesquisa, fico chocado ao perceber que ainda existem pessoas que ainda limitam a conduta homossexual a meros "pagadores de impostos" ou pessoas de conduta desviada. Com certeza eles ignoram Leonardo da Vinci, Baudelaire, Anderson Cooper ou Santos Dumont e outras pessoas importantes, que com certeza eles admiram, que tinham uma conduta homossexual aberta, e foram a avant garde de sua época. Também fico muito feliz ao perceber que existem comunidades que abordam o assunto de forma neutra e informativa, mostrando que os gays podem ser compôr a sociedade de forma interessante e podem ser de fato pessoas admiráveis.
FONTE:
GOOGLE GROUPS

Nenhum comentário: