quarta-feira, 20 de junho de 2007

Comunidades Virtuais: A pirataria da Internet.

Hoje em dia a internet tem sido palco de quase tudo o que se faz na vida real, mas só para quem sabe usar. Você faz compras, pagamentos diversos e por aí vai. Porém o ponto mais interessante deste modo de vida é a cooperação. Tudo é compartilhado, dividido, difundido. Mas a fiscalização de direitos autorais tem sido rígida e fez com que bons sites de compartilhamentos de arquivos e downloads fossem fechados, ou mudassem sua política através da cobrança de taxas.
Com isso os internautas só viram uma saída, organizar-se. E foram criadas verdadeiras comunidades de compartilhamentos de arquivos e downloads. Atualmente, elas são inúmeras, e compartilham de tudo, inclusive informações. Contudo, a maior dificuldade nessas comunidades não é ingressar (fato feito, geralmente, através de convite), mas encontrá-las. Pois geralmente não são divulgadas e o seu descobrimento se dá por conhecer alguém que já faça parte desta comunidade, e manter um bom relacionamento pra ser aceito na mesma. Em outros casos, apenas o registro é o bastante. Mas esse será bem fiscalizado pelos "owners" ou moderadores das comunidades, pois eles verificarm seu número de acessos, comentários e até cooperação com o acervo disponibilizado.
Como trata-se de comunidades virtuais difíceis de encontrar, abaixo veremos apenas 3 exemplos de bons sites que são verdadeiras comunidades virtuais..
A) O site ISFREE.TV disponibiliza séries e filmes, muitas vezes, antes de serem veiculados no cinema ou televisão.
Os arquivos são disponibilizados via sites como Megaupload ou Rapidshare, especializados apenas na armazenagem dos dados. E esses links são divulgados, em sua maioria, pelos próprios cadastrados no site, os quais opinam e sugerem constantemente.
B) O site GAMEFORUM segue a mesma linha do Isfree, porém na linha de jogos para PC e consoles. Os gamemaníacos não precisam mais gastar valores exorbitantes, basta manter bons contatos no mundo virtual pra ter acesso a inúmeros links para downloads de games completos, liberados ou, como é tratado pelos internautas, "crackeados".
C) O site CPTURBO é o mais completo dos exemplos listados, pois trata-se de uma comunidade que disponibiliza qualquer tipo de download. Desde programas complexos de atualização de firmwares de celulares à versões do Windows Vista originais e crackeadas. Basicamente não existe o que naõ se encontre no site, porém só é possível o acesso mediante convite de algum usuário interno do forum.
É por isso que nos tempos atuais a integração, e organização de grupos, vem se constituindo em uma arma imbatível a favor da pirataria. Desta forma, toda forma de comércio de softwares ou de audiovisuais precisam reformular a sua abordagem ao consumidor final. Desta forma, entre pagar 100 vezes o valor de custo de um produto, ou efetuar o download do mesmo na grande rede, o internauta prefere gastar o valor em uma boa banda larga e ficar coma s egunda opção. Pois na internet nada se cria, mas tudo se copia.

Nenhum comentário: