quarta-feira, 6 de junho de 2007

webjornalismo

WEBJORNALISMO

O webjornalismo como o próprio nome já diz, é o jornalismo feito para a Internet. Ele se diferencia do jornalismo impresso por conter textos e frases curtas, uso de links e edição de qualquer lugar a qualquer hora. Uma outra característica do jornalismo digital é o uso da técnica da “pirâmide invertida”, quando as informações mais importantes são usadas no início do texto e é classificado em cinco etapas: planejamento, pesquisa, organização, escrita e edição.
Alguns exemplos de sites de jornais mais visitados são: folha online, do jornal folha de São Paulo, jornal do Brasil, o globo, atarde on line, do jornal a tarde, entre outros, onde o leitor pode interagir com o site, como também participar de enquetes, fazendo com que o jornal conheça um pouco das necessidades e dos gostos de cada um de seus usários.
O fato dos textos no webjornalismo serem mais curtos, se deve à resolução da tela do computador, o que dificulta mais a leitura que nos impressos. Também vale considerar a ampla opção de escolha de leitura fazendo com que o leitor não passe muito tempo num mesmo site, já que pode visitar várias páginas e sites.
O uso do computador e da Internet agiliza o processo jornalístico, “ ... o uso cada vez maior de computadores portáteis, repórteres levam-nos consigo aos locais dos acontecimentos, digitando suas matérias no momento em que elas acontecem, para, em seguida, transmiti-las pelo telefone para seus redatores”
De posse de um laptop, um telefone celular e uma máquina fotográfica digital, o jornalista se torna uma “redação ambulante”. Durante a cobertura de shows, ocorrências policiais e, até mesmo, de guerras, o jornalista pode editar sua matéria e disponibilizá-la no site de notícias.

Nenhum comentário: