terça-feira, 5 de junho de 2007

Música Eletrônica na década de 70

Foi à última década do período classic rock. É também conhecida como a "década da discoteca", devido ao surgimento da dance music. A incorporação de instrumentos de música erudita no rock já havia se iniciado dos anos 60, mas só ganhou ares de movimento (também derivado da psiodelia sessentista) no início dos anos 70, no que é conhecido como rock progressivo, Pink Floid , King Crimson no terreno Britanico .Bandas germanicas ( Can , Tangerine Dream ) e italianas ( Le Orme , Formula Tre ) Canada ( Rush ) , Belgica ( univers Zero ) Holanda ( Focus )
No Brasil, destaque para os trabalhos de , O Som Nosso de Cada Dia e
Bixo da Seda. A banda baiana Doces bárbaros, idealizada por Maria Bethania. Gilberto Gil. Gal Costa e Caetano Veloso. e distorção do blues, dando origem ao hard rock, também havia se iniciado ainda nos anos 60, mas foi na década de 70 que ela surgiu com toda a força. Led Zeppelin, Black Sabbath e Deep Purple eram as bandas que lideravam o estilo. Outros destaques são Kiss e Aerosmith. . Na relação rock e blues, os Rolling Stones têm a sua fase mais criativa no início da década.
A disco music resgatou o desejo pela dança através do "clássico"
Os Embalos de Sábado à Noite, estrelado por ninguém menos que o (então) iniciante John Travolta. Quando o ator vestiu seu famoso terno branco e jogou o braço para o alto, a discothéque estava vivendo um período de iminente decadência, mas voltou a ser moda com todo o pique e reavivou o espírito de festa que faz parte do género dance music. Símbolo incontestável da disco music, o ator se tornou o deus das discotecas e das mulheres da época, além de exemplo para os homens, e o filme lançou um novo verbo conjugado internacionalmente: travoltear. Travolta ganhou imitadores nos quatro cantos do mundo. Era a febre das discotecas (a famosa disco fever que deu nome a uma infinidade de canções) que assolava o mundo. Este fenómeno trouxe um novo balanço para a música pop, assim como génios da música eletrônica, cujo maior expoente da época foi Giorgio Moroder (responsável pela descoberta da 'rainha das discotecas', Donna Summer).
Na música pop, a importância das palavras foi substituída pelo ritmo. Importava o balanço e a quantidade de decibéis, coisa que propiciou a aparição de dezenas de grupos e estrelas de sucesso fulminante e rápido desaparecimento. O efémero e o descartável foram campeões em todas as paradas de sucesso

Nenhum comentário: