segunda-feira, 18 de junho de 2007

WEBJORNALISMO

O Webjornalismo é o jornalismo feito para a Internet. Para Richelle Bezerra, o webjornalismo se diferencia do jornalismo impresso por ter textos e frases mais curtas, uso de links e edição de qualquer lugar a qualquer hora. O texto do jornalismo digital deve fazer uso da técnica da "pirâmide invertida”, com as informações mais importantes no início do texto e é classificado em cinco etapas: planejamento, pesquisa, organização, escrita e edição.O fato dos textos no webjornalismo serem mais curtos, segundo Jakob Nielsen, se deve à resolução da tela do computador, o que dificulta mais a leitura que nos impressos. Também vale considerar a ampla opção de escolha de leitura fazendo com que o internauta não passe muito tempo num mesmo site, já que pode visitar milhares de páginas.O Webjornalismo surgiu nos Estados Unidos nos anos 90. Os jornais impressos de grande circulação passaram a publicar suas matérias na Internet para dar um dar de modernidade para seus leitores. Numa outra fase do surgimento do Webjornalismo passa-se a usar os links, dando uma agilidade e maior variedade de informações para os internautas além de, mais na frente, ser usado também os recursos de áudio e vídeo.Esses recursos deram um contexto de metalinguagem ao Webjornalismo, já que reunia conceitos de outros veículos como a imagem do telejornalismo, o áudio do radiojornalismo e as técnicas do jornalismo impresso.Entre as principais características do webjornalismo estão a interatividade, hipertextualidade, multimidialidade, memória e personalização.Interatividade – através dos e-mails ou formulários de pesquisa e opinião, o leitor passa a fazer parte do processo jornalístico na Internet. Dessa maneira, os sites jornalísticos mantém seções de Chat, fórum e de opinião onde textos dos internautas são editados no jornal.Hipertextualidade – nos webjornais com maior estrutura, há uma variedade de links para sites que tratam do mesmo tema da matéria apresentada. "Se o webjornalista sentir a necessidade de enriquecer mais o seu texto, tornando-o mais completo, ele pode fazer uso de links”.Assim, o internauta começa ler uma reportagem sobre o tema e, logo em seguida, pode estar navegando num site diferente lendo outros textos de outros autores para ter mais informações sobre o tema de interesseMultimidialidade – o webjornalismo reúne vários elementos de segmentos diferentes do jornalismo num mesmo veículo; dessa forma, um site de notícias pode apresentar texto, imagem, áudio e animações.Memória – um dos melhores recursos do webjornalismo é quanto à capacidade de armazenamento de informação e imagem.No telejornalismo o acervo tem que ser feito através de outros meios como o vídeo cassete e a fita de vídeo; no radiojornalismo, através de um gravador e fita cassete; e no jornal impresso há a necessidade de um espaço físico e o risco de deteriorização do material arquivado.No webjornalismo, há a possibilidade de ter um arquivo como uma seção do próprio site. Além de economia de espaço e tempo, também há uma economia financeira.Personalização – outra característica peculiar ao webjornalismo é a possibilidade de selecionar as informações de interesse e criar uma pasta chamados “favoritos" contendo os sites preferidos ou, até mesmo, escolher as matérias e gravá-las numa pasta personalizada. “... o Newsletter - boletim que o usuário recebe com notícias selecionadas após cadastro de e-mail - é considerado um instrumento poderoso da Web”. Não se deve esquecer da diferença entre Webjornalismo e Jornalismo online. No primeiro os textos são feitos diretamente para a internet. já no segundo, as informações são apenas transportadas para a internet da forma original, como foi feita impressa.

Por: Fernanda Sodré Cunha

Um comentário:

Anônimo disse...

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